Fandom

Assassin's Creed Wiki

Girolamo Savonarola

1 026 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Íconedeera-AC2.png

Girolamo Savonarola
Tem uma imagem deste personagem?
Então, por favor, envie-a!
Informações biológicas
Informações políticas
Informações do mundo real

Girolamo Savonarola foi um frade dominicano e líder de Florença 1494-1498, até que ele foi excomungado pelo Papa Alexandre VI (Rodrigo Borgia). Savonarola aparece em ambas as partes de Assassin's Creed II DLC, mas é o antagonista principal em Bonfire of the Vanities.

Sua Vida Editar

Este reformador dominicano veio de uma antiga e tradicional família de Ferrara. Intelectual muito talentoso devotou-se a seus estudos, em especial à filosofia e à medicina. Em 1474, quando em uma viagem a Faenza, ouviu um forte sermão, proferido por um padre agostiniano, e resolveu renunciar ao mundo, incorporando-se à ordem dominicana na Bolonha, sem o conhecimento de seus pais.

Zw-bof7.png

Savonarola com a PoE em mãos

Nesse centro do Renascimento, opôs-se imediatamente, com grande energia, à vida pagã e freqüentemente contra a imoralidade prevalecente em muitas classes da sociedade, em especial na corte de Lourenço de Médici. Foi tomado ao mesmo tempo por um zelo intenso para com a salvação das almas, e estava pronto a arriscar tudo a fim combater as fraquezas humanas. Em 1489 retornou a Florença, que devia ser a cena de seus trabalhos e triunfos futuros, tanto como de sua queda.

Em agosto de 1490, Savonarola começou seus sermões no púlpito da igreja de São Marcos, com a interpretação do Apocalipse. Seu sucesso foi completo: toda a cidade de Florença ia ouvi-lo, de modo que seus sermões na catedral foram exercendo uma influência constantemente crescente sobre o povo. Apesar de sua ascensão no Mosteiro de São Marcos, ele deixou manifesta a sua crítica quanto ao governo da cidade, faltando à visita a Lourenço de Médici — embora os Médici se mostrassem sempre mecenas generosos do mosteiro.

Nesse período, Savonarola começou a reforma interna do mosteiro, quando São Marcos e outros mosteiros de Toscana foram separados da congregação da Lombardia. Savonarola começou a criticar a imoralidade, a vida de prazeres dos florentinos, enquanto pregava que a população voltasse à vida da virtude cristã. Seus sermões e sua personalidade causavam um profundo impacto na população.

Savonarola intensificou suas críticas, agora contra os abusos na vida eclesiástica, da imoralidade de grande parte do clero — sobretudo a vida imoral de muitos membros da Cúria romana —, dos príncipes e dos cortesãos. Em termos proféticos, passou a anunciar o juízo final, numa alusão a

Carlos VIII, o rei de França, que tinha entrado na Itália e estava avançando contra Florença. Cristo foi considerado o rei de Florença e protetor de suas liberdades. Um grande conselho, com representantes de todos os cidadãos passou a governar a república e a lei de Cristo deveria ser a base da vida política e social. Savonarola não interferiu diretamente na política e nos casos de estado, mas seus ensinos e suas idéias eram absorvidos, fazendo com que a vida moral dos cidadãos fosse regenerada. Muitas pessoas trouxeram artigos de luxo, que foram queimados publicamente. Uma irmandade foi fundada por Savonarola para incentivar uma vida piedosa e cristã entre seus membros.

Esses esforços de Savonarola vieram a gerar conflito com o Alexandre VI. O papa, como todos os príncipes de cidades italianas, à exceção de Florença, era um oponente da política francesa. Além disso, Carlos VIII o tinha ameaçado freqüentemente com a convocação de um concílio em oposição. Além disso, o pregador dominicano falava com violência crescente contra o papa e a Cúria. Os fatos terminaram por precipitar a exigência papal de que Savonarola pregasse obediência, além de ir a Roma para defender-se. Savonarola desculpou-se, alegando estar com a saúde danificada. As conseqüências seguintes foram a proibição de o dominicano fazer pregações e a devolução do mosteiro de São Marcos à congregação de

Lombardia. Em sua resposta, Savonarola procurou justificar-se e declarando que ele sempre tinha se submetido ao julgamento da Igreja; com isso o mosteiro foi retirado da congregação da Lombardia e a conduta de Savanarola foi julgada suavemente, mas a proibição de suas pregações foi mantida.

Em seus novos sermões atacou violentamente os crimes do Vaticano, que aumentaram desse modo as paixões em Florença. Um cisma começou a se prefigurar e o papa foi forçado outra vez a agir. Mesmo assim, Savonarola prosseguiu com suas pregações cada vez mais violentas contra a Igreja de Roma, recusando-se a obedecer às ordens recebidas. Em 12 de maio de 1497, foi excomungado. Savonarola terminou preso por ordem papal e condenado à morte em 1498. Foi torturado e, em 25 de maio, morreu queimado em praça pública (Piazza della Signoria) em Florença junto com Fra Silvestro e Fra Domenico da Pescia.

Em Assassin's Creed II Editar

Na batalha de Forli, ele sempre aparece entre as cenas, assim, fica claro que ele sabe da existência das PoEs. Quando Ezio foi esfaqueado, e deixa a PoE cair, é Savonarola que a pega.

Savonarolaeden.png

Em Bonfireof the Vanities, ele domina Florença após a morte de Lorenço de Medici,mas ele não a usou para dominar a mente dos cidadãos,e sim dos políticos, assim influenciando em toda a cidade. Então, Ezio e Niccolò Machiavelli foram acabar com isso. Niccolò, junto com Paola e La Volpe juntaram o povo revoltado para fazer uma revolução. Depois que Ezio matou seus tenentes, todo o povo foi para casa dele, e quando Savonarola tirou a PoE, Ezio jogou uma faca e recupera a PoE. Depois de recupera-lá ele vai ver a execução de Savonarola, na Piazza della Signoria.Depois, quando Ezio viu que ele iriai ser morto queimado, ele diz que o homem não merecia morrer com tanta dor, e então, o mata com a Hidden Blade.

Palavras finais Editar

Girolamo Savonarola: É você ... Eu sabia que esse dia chegaria. Por favor ... tenha misericórdia!.

Ezio Auditore: Eu tenho. "Va ora. Che sia il tuo Dio um giudicarti. (Vá agora, agora será julgado pelo seu Deus). Requiescat in pace. (Descanse em paz).

Trivia Editar

Na vida real, o Papa Alexandre VI (Rodrigo Borgia) excomungou e foi crucificado e queimado vivo. Em 1488, Savonarola estava sem o dedo mindinho, embora a razão para isto seja desconhecida. Ele tem torno da mesma idade que Leonardo da Vinci.

Também no Fandom

Wiki aleatória