FANDOM


Constantino XI Paléologo (8 de Fevereiro de 1404 - 29 de Maio de 1453), conhecido em Grego como Konstantinos XI Dragases Paléologo, foi o Déspota de Moreia de 1443 à 1449 e o último Imperador Bizantino de 1449 até sua morte.

Ele era também o tio de Andreas e Manuel Paléologo, ambos os quais iriam fazer tentativas separadas de uma resurgimento do Império Bizantino, no final sem sucesso.

HistóriaEditar

Constantino se tornou Imperador Bizantino em Janeiro de 1449, seguindo uma breve disputa sucessão após seu irmão mais velho João VIII morrer em Outubro de 1448. Sob o comando de Constantino, Assassinos no Império Bizantino foram sistemáticamente capturados e executados.

Como o Imperador, ele encabeçou a defesa final de Constantinopla contra o Império Otomano em 1453, e conseguiu segurar a cidade por 54 dias antes que os canhões Otomanos finalmente passaram pelos muros da cidade em dois lugares em 29 de Maio do mesmo ano.

Após segurar Massa por uma última vez no Palácio de Blaquerna com seus generais, Constantino esperou pelos Otmanos entrarem pelos muros. Quando eles o fizeram, ele arrancou sua regalia Imperial e liderou seus homens remanescentes em uma desesperada última defesa da cidade, embora ele iria mais tarde morrer no ataque e foi presumidamente enterrado com seus homens em um enterro em massa, já que seu corpo jamais foi identificado.

O Sultão Otomano que liderou o cerco, Mehmet II, foi bem-sucedido em tomar Constantinopla devido à sua posse de uma Maçã do Éden.

TríviaEditar

Constantino é um nome derivado do Latim constans, significando "constante, firme". Paléologo é uma combinação das palavras Gregas palaios, "velho, antigo" e logos, "palavra, fala, discurso".

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória