FANDOM



JohnGay

John Gay, o autor da ópera

A Ópera dos Mendigos (no original The Beggar's Opera) ou também conhecida como A Ópera dos Miseráveis, é uma ópera-balada escrita pelo poeta e dramaturgo inglês John Gay e sonorizada com músicas do obscuro compositor alemão Johann Christoph Pepusch em 1728. É dividida em introdução, abertura e três atos, que se somados dão em torno de duas horas e trinta minutos.

Como na maioria dos países europeus a ópera italiana dominava o cenário cultural, e na Inglaterra isso não era diferente. A peça aproveita-se disso e satiriza a ópera italiana que fizera muito sucesso em Londres durante muito tempo. A história trata temas como política, pobreza, injustiça e corrupção com muito deboche e sagacidade, a fim de causar perplexidade no público. Tal ópera fez um sucesso estrondoso, a ponto de ocorrer sessenta e duas apresentações consecutivas. Desta maneira, contribuiu para o declínio temporário da ópera convencional.

William Hogarth 016

Pintura baseada na Ópera dos Mendigos, por William Hogarth

A Ópera dos Mendigos foi popular e controversa, isto pois, era popular no sentido de ser uma grande crítica as óperas italianas, já que ao invés das complexas músicas italianas do século XVIII, fora criada com músicas que o grande público já conhecia. O que mais causava controversa era que tal ópera, com seus personagens populares, muitos deles marginalizados pela sociedade, como ladrões, mendigos e assassinos, essa obra descreve a difícil e penosa vida dos humildes às voltas dos funcionários e políticos corruptos, antecipando o teatro de crítica social do final do século XVIII. 

A ópera em questão também foi acusada de ter sido uma forma "inferior" de entretenimento, já que suas personagens principais eram criminosos, e de até aumentar os crimes por conta deste fato. No entanto, baseada nela, outras obras foram escritas e seu estilo foi aproveitado em épocas posteriores - inclusive por grandes compositores ingleses como Kurt Weill e Bertolt Brecht.  

2006ah3998 hogarth beggars opera

Legítimo cartaz de exposição da peça



Em Assassin's CreedEditar

Em Assassin's Creed III e em Assassin's Creed: Renegado a ópera é utilizada no mesmo local, na Royal Opera House, mais precisamente onde Haytham Kenway foi para se encontrar com Reginald. 

O trecho da ópera utilizado no jogo é o Act 2:

Assassin's Creed III - Ópera dos Mendigos02:22

Assassin's Creed III - Ópera dos Mendigos

Trecho onde a ópera é tocada

Referências Editar

http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=0690

http://books.google.com.br/books/about/Musica_Maestro_Do_Canto_Gregoriano_Ao.html?id=SbOpAXn7Fl4C&redir_esc=y

Ópera completa transcrita (em inglês)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória